domingo, 13 de março de 2011

1964 - O Samba É Mais Samba - Jair Rodrigues

Oi pessoal! Neste domingo, escolhi para postar um disco sensacional do sambista Jair Rodrigues. Especialmente dedicado ao amigo Chris, pelas suas contribuições ao Blog e por proporcionar a mim a oportunidade de ouvir este disco fantástico com qualidade primorosa. Muito obrigado, Chris! Também aproveito aqui para comentar sobre a mudança no visual o Blog. Não sei o que acharam (aliás, podem comentar a respeito), mas estava com muita vontade de dar uma renovada, deixá-lo com uma aparência mais alegre e jovial. Ainda durante esta semana farei alguns ajustes, pra deixá-lo "nos trinques". Voltando ao disco, "O Samba É Mais Samba" traz uma das fases mais maravilhosas da música (pelo menos, na minha opinião) de Jair, onde os sambões contagiavam a todos que acompanhavam Jair em suas apresentações e seus discos. Este disco nos apresenta alguns dos sucessos que o consagraria, ao lado de Elis Regina, no início da dupla que conquistou o Brasil nos primeiros anos após o golpe militar. Com Elis comandando o programa "O Fino da Bossa", exibido pela Tv Record, entre 1965 e 1967, e Jair como convidado fixo, não demorou muito para que a dupla se tornasse referência em seus pot-pourris de sambas, divertindo a todos que assistiam a esse programa, que trazia como convidados especiais desde Caetano Veloso e Gilberto Gil até Dorival Caymmi e Adoniran Barbosa. O "Pot-Pourri - Falsa Bahiana - É Luxo Só - Tem Que Balançar - O Samba da Minha Terra - Eu Quero Um Samba" mostra a diversidade musical que Jair transformava em sucesso, destacando-se como uma das melhores faixas do disco, onde apresentava sucessos que iriam agitar "O Fino da Bossa" anos mais tarde (como "Falsa Bahiana e "Tem Que Balançar") e músicas consagradas na voz de João Gilberto, como "O Samba da Minha Terra" e "É Luxo Só". Além desta preciosidade, o disco traz ainda as músicas "Barravento" (sucesso na voz de Sérgio Ricardo), "Tá Engrossando" e "Ué" (que fariam parte, em 1965, dos shows realizados no Teatro Paramount, ao lado de Elis, e que gerariam o antológico disco "Dois Na Bossa", que marcaria o início desta dupla fantástica (que duraria apenas 3 anos), além de "Pica-Pau"' (numa alusão, mesmo que sem intenção, ao produtor musical "Walter Silva", que produziria a dupla Elis e Jair, mas que também era o dublador do personagem do desenho), "Samba do Carioca" (o clássico de Tom Jobim), "Encanto do Mar", "Terra Carioca" e "Eu Vou Pra Lá". Um disco que, apesar de não ser muito conhecido, vale a pena ser resgatado, conhecido e apreciado por todos os que gostam de boa música e do sambista Jair Rodrigues.

1 - Tá Engrossando
2 - Pot-Pourri - Falsa Bahiana - É Luxo Só - Tem Que Balançar - O Samba da Minha Terra - Eu Quero Um Samba
3 - Ué
4 - Pica-Pau
5 - Encanto do Mar
6 - Eu Vou Pra Lá
7 - Eu E A Roseira
8 - Zé do Trem
9 - Samba do Carioca
10 - Garoto de Morro
11 - Barravento
12 - Terra Carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário